Após hackear as redes sociais de uma atriz, ela obteve novamente o acesso das plataformas digitais. Essa notícia se tornou corriqueira e tende a aumentar nos próximos anos.
Figuras públicas são os principais alvos de criminosos que buscam prejudicar financeiramente e obter acesso a fotos pessoais. Mas isso não quer dizer que o restante da população não seja alvo também.
Pode-se dizer que estamos seguros, pois tomamos todas as medidas de segurança. Lendo engano! Criminosos se aprimoram em suas atividades cotidianamente.
Adotam técnicas de manipulação, passando-se por amigos ou parentes; utilizam dados na dark web para assumirem papel de gerente de banco, enganando pessoas vulneráveis.
As vítimas desses criminosos sádicos precisam pedir ajuda à especialistas na tentativa de reobter suas redes sociais e eliminar qualquer vírus que seu dispositivo tenha sido infectado.
Durante esses procedimentos é imprescindível que um advogado especialista em crimes cibernéticos acompanhe com o fim de obter todas as evidências possíveis e levar às autoridades judiciais.
Cada minuto que passa se torna mais difícil de recuperar o acesso às plataformas digitais e reverter os danos causados, sejam financeiros ou reputação pública.
Todas as evidências do crime de invasão de dispositivo e sequestro das redes sociais devem ser preservadas, levando o dispositivo à delegacia para que os peritos possam analisar também.
E, ao solicitar benefício indevido em troca de fotos íntimas que o hacker obteve acesso, há extorsão virtual. Esse suspeito deve ser investigado e julgado pelo Poder Judiciário.
Publicado em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/hacker-pratica-extorsao-contra-uma-atriz/2120054904?_gl=11f63nbg_gaNjIwNzUwNDg1LjE3MDQyOTI5NDY._ga_QCSXBQ8XPZ*MTcwNDQxMTg0OC40LjEuMTcwNDQxMzUwOS42MC4wLjA.